• 29 Setembro 2018

    DAR VOZ AO FADO

    A Sociedade A Voz do Operário é uma das principais instituições em Lisboa de Instrução e Beneficiência, conta com 133 anos de existência. A ligação entre esta instituição e o Fado remonta à sua fundação, no século XIX. Também o Fado fomentou a actividade regular da Voz do Operário. Isto a propósito da Gala de […]

    A Sociedade A Voz do Operário é uma das principais instituições em Lisboa de Instrução e Beneficiência, conta com 133 anos de existência.

    A ligação entre esta instituição e o Fado remonta à sua fundação, no século XIX.

    Também o Fado fomentou a actividade regular da Voz do Operário.

    Isto a propósito da Gala de Fado, 2.ª edição, 11.11.18,  na qual, além da actuação de artistas serão entregues prémios.

    O carácter da desta cerimónia é solidário, a participação dos artistas é voluntário, querendo também deste modo divulgar este género musical.

    A apresentação será do famoso apresentador televisivo Júlio Isidro, e quanto a presença de fadistas, alguns nomes, Teresa Tapadas, Maria Amélia Proença, Cláudia Picado, Maria Armanda, Ana Pacheco.

     

  • 29 Setembro 2018

    2 DIAS DE FADO, SANTA CASA ALFAMA

    Variante da anterior edição, entre 28 e 29 de Setembro o fado anda na rua. Algumas das melhores vozes da actualidade, entre elas as de Mel, Sara Paixão e do do fadista Marco Rodrigues (do elenco da casa de fados Adega Machado) que se juntou a Diogo Piçarra. Hoje actuam ainda Raquel Tavares, António Pinto […]

    Variante da anterior edição, entre 28 e 29 de Setembro o fado anda na rua.

    Algumas das melhores vozes da actualidade, entre elas as de Mel, Sara Paixão e do do fadista Marco Rodrigues (do elenco da casa de fados Adega Machado) que se juntou a Diogo Piçarra.

    Hoje actuam ainda Raquel Tavares, António Pinto Basto, Maura e Ana Marta (do elenco da casa de fados Timpanas)

     

  • 15 Setembro 2018

    O FADO NA CORRIDA MAIS LOUCA

    Juntaram-se os quatro à esquina, afinaram-se a construir uma guitarra… com rodas! Domingo passado a equipa “autofado” apresentou o veículo no Grande Prémio Red Bull, a Corrida mais Louca do Mundo! Dizem ser este um evento para os idiotas, os divertidos, os destemidos. O veículo demorou ano e meio a ser construído e pesa cerca […]

    Juntaram-se os quatro à esquina, afinaram-se a construir uma guitarra… com rodas!

    Domingo passado a equipa “autofado” apresentou o veículo no Grande Prémio Red Bull, a Corrida mais Louca do Mundo!

    Dizem ser este um evento para os idiotas, os divertidos, os destemidos.

    O veículo demorou ano e meio a ser construído e pesa cerca de 70 kg.

    Neste grupo de amigos temos dois enfermeiros, um programador, e um serralheiro mecânico que também é guitarrista de fado.

     

     

     

     

  • 15 Setembro 2018

    LIXO, O FA(R)DO DE TODOS NÓS

    O lixo, sendo algo inerente à actividade humana, é gerado ininterruptamente. Uma vez que todos somos produtores de desperdício e lixo, importa que a inteligência seja posta ao serviço da tomada de consciência da gravidade do problema. Importa que cada um procure melhor informar-se para ter um comportamento mais verde, consumo mais circular de embalagens […]

    O lixo, sendo algo inerente à actividade humana, é gerado ininterruptamente.

    Uma vez que todos somos produtores de desperdício e lixo, importa que a inteligência seja posta ao serviço da tomada de consciência da gravidade do problema.

    Importa que cada um procure melhor informar-se para ter um comportamento mais verde, consumo mais circular de embalagens (recicláveis), em casa e fora dela.

    Dia 15 de Setembro é o Dia da Limpeza Mundial.

    Para quem ainda esteja a aproveitar a praia, sugere-se que participe numa acção conjunta de limpeza de uma qualquer praia.

    85% do lixo aí encontrado é plástico.

    Não havendo essa vontade, o simples acto de depositar o lixo próprio nos recipientes correspondentes (indiferenciado, plástico, papel e vidro) contribui para a redução da pegada ecológica.

  • 28 Agosto 2018

    MELODIAS DE FADO INÉDITAS, CELEBRANDO MARIA TERESA NORONHA, FIGURA MAIOR

    Por ocasião das celebrações do centenário da fadista Maria Teresa Noronha (1917-1994), mulher de José António Sabrosa, exímio guitarrista e compositor, sairá em Setembro um CD com temas inéditos. As composições foram ainda gravadas pelo guitarrista recentemente desaparecido, José Pracana. Além dos inéditos, foram ainda gravados outros temas por Luís Petisca, na guitarra portuguesa, e […]

    Por ocasião das celebrações do centenário da fadista Maria Teresa Noronha (1917-1994), mulher de José António Sabrosa, exímio guitarrista e compositor, sairá em Setembro um CD com temas inéditos.

    As composições foram ainda gravadas pelo guitarrista recentemente desaparecido, José Pracana.

    Além dos inéditos, foram ainda gravados outros temas por Luís Petisca, na guitarra portuguesa, e Armando Figueiredo, na viola e viola baixo.

    Apresentação do CD a 07 de Setembro no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, seguido do espectáculo que celebra o centenário do nascimento de Maria Teresa de Noronha, organizado pela Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado.