• 26 Julho 2017

    FESTIVAL DA GUITARRA PORTUGUESA EM AMARANTE

    A segunda edição do Festival da Guitarra Portuguesa no CCA – Centro Cultural de Amarante – Maria Amélia Laranjeira promete tornar-se um acontecimento nacional. O mestre Edgar Nogueira, natural de Amarante, é promotor e apresentador. Sobem ao palco, a 16 de Agosto, Luís Guerreiro, Ângelo Freire, a 17, Edgar Nogueira, a 18. Edgar Nogueira, també […]

    A segunda edição do Festival da Guitarra Portuguesa no CCA – Centro Cultural de Amarante – Maria Amélia Laranjeira promete tornar-se um acontecimento nacional.

    O mestre Edgar Nogueira, natural de Amarante, é promotor e apresentador.

    Sobem ao palco, a 16 de Agosto, Luís Guerreiro, Ângelo Freire, a 17, Edgar Nogueira, a 18.

    Edgar Nogueira, també compositor, foi o guitarrista do elenco do Café Luso durante 25 anos.

     

     

  • 26 Julho 2017

    O VINHO EM LISBOA

    Da autora, Ana Cristina Marques, um livro que fala de Vinho, saúda Baco e menciona roteiros em Lisboa para provar as cerca de 250 variedades de vinhos nacionais. Trata-se de um guia que bem ilustra e mapeia, com textos sucintos e excelentes imagens. Teve honras noticiosas na prestigiada revista norte-americana Forbes. Leia aqui o artigo […]

    Da autora, Ana Cristina Marques, um livro que fala de Vinho, saúda Baco e menciona roteiros em Lisboa para provar as cerca de 250 variedades de vinhos nacionais.

    Trata-se de um guia que bem ilustra e mapeia, com textos sucintos e excelentes imagens.

    Teve honras noticiosas na prestigiada revista norte-americana Forbes. Leia aqui o artigo completo.

     

     

  • 26 Julho 2017

    FADO AO CENTRO

    Fado ao Centro, mas não de Lisboa, onde originalmente surgiu, mas em Coimbra, onde tomou forma musical própria. A antiga tradição universitária de Coimbra está na sua génese e perpetuação. Nos instrumentos, além da Guitarra Portuguesa, usa o cavaquinho e o bandolim.

    Fado ao Centro, mas não de Lisboa, onde originalmente surgiu, mas em Coimbra, onde tomou forma musical própria.

    A antiga tradição universitária de Coimbra está na sua génese e perpetuação.

    Nos instrumentos, além da Guitarra Portuguesa, usa o cavaquinho e o bandolim.

  • 26 Julho 2017

    AMÁLIA RODRIGUES E OUM KALTHOUMM, O QUE TÊM EM COMUM?

    Amália Rodrigues (1920-1999) e Oum Kalthoumm (1898-1975), são indiscutivelmente duas das maiores cantoras de sempre. Têm em comum, diversos factores e episódios de Vida. Se Oum Kalthoumm é a maior voz do mundo árabe, mito em vida, Amália Rodrigues é a maior voz do Fado e da portugalidade, também mito em vida. Se Oum Kalthoumm […]

    Amália Rodrigues (1920-1999) e Oum Kalthoumm (1898-1975), são indiscutivelmente duas das maiores cantoras de sempre. Têm em comum, diversos factores e episódios de Vida.

    Se Oum Kalthoumm é a maior voz do mundo árabe, mito em vida, Amália Rodrigues é a maior voz do Fado e da portugalidade, também mito em vida.

    Se Oum Kalthoumm fez cancelar um ataque militar em Benghazzi, porque se considerou que a “Quarta Pirâmide” não deveria ser incomodada com a guerra, Amália Rodrigues fez cancelar um ataque de guerrilha em Beirute, porque se achou que o concerto da “Rainha do Fado” deveria acontecer sem sobressaltos.

    Outras correspondências, ouvir Amália Rodrigues nos seus ibéricos “Porompompero” e “Povo Que Lavas No Rio” transporta-nos a uma ambiência que se cruzam com o célebre “Al Atlal” de Oum Kalthoumm.

  • 18 Julho 2017

    O FADO, ENQUANTO MÚSICA DO MUNDO, NO FESTIVAL DE SINES 2017

    Criado em 1999 om o objetivo de valorizar o Castelo de Sines, ligado à biografia do navegador Vasco da Gama, através de um acontecimento que mostrasse a diversidade das expressões musicais do mundo. O Fado, Património Imaterial da Humanidade (UNESCO, 2011), terá as presenças de António Chainho, Guitarra Portuguesa, com o fadista André Baptista, e voz […]

    Criado em 1999 om o objetivo de valorizar o Castelo de Sines, ligado à biografia do navegador Vasco da Gama, através de um acontecimento que mostrasse a diversidade das expressões musicais do mundo.

    O Fado, Património Imaterial da Humanidade (UNESCO, 2011), terá as presenças de António Chainho, Guitarra Portuguesa, com o fadista André Baptista, e voz encantadora da fadista Cristina Branco.